top of page

um #tbt de respeito

  • Foto do escritor: melody erlea
    melody erlea
  • 3 de mar. de 2019
  • 2 min de leitura

da época em que a gente tirava foto nos rolês com câmera digital, o que significava que antes tinha que combinar pra ver quem possuía tal equipamento e poderia levar. nesse dia aí, pra minha sorte e da nádia, tinha duas câmeras, olha só que privilegiadas (isso era 2008 e ainda ia levar uns aninhos pro smartphone se popularizar).


a nádia é uma das grandes amigas que fiz na usp, onde estudei letras (e agora voltei pra lá pra fazer um curso livre sobre o nordeste, recomendo à beça; vem estudar comigo!).


eu entrei na usp sem saber absolutamente nada sobre a universidade, só sabia que queria estudar lá. não entendia nem direito os mecanismos todos da educação pública brasileira e não fazia a menor ideia da quantidade de gente completamente diferente que essa cidade abriga - todo tipo de gente que na usp tinha a oportunidade de, assim como eu, ampliar seus horizontes academicamente, socialmente, politicamente.


foi na usp, pela primeira vez, que entendi que pra coisas serem sabidas, escritas em livros, descobertas, ensinadas e compartilhadas, tinha gente trabalhando duro, fazendo perguntas difíceis, caindo de cabeça em documentos e textos e tentando propor visões a partir desses estudos. foi na usp que eu entendi a maravilha que é ter acesso a tanta informação documentada, a tanto benefício e serviço que a universidade pública oferece, e que tudo isso só acontece se as pessoas que fazem a universidade funcionar tiverem condições para tanto.


foi na usp que eu comecei a entender a importância das nossas ações e como tudo que fazemos, dizemos ou propomos é uma afirmação política. foi na usp que eu saquei que eu sabia muito pouco sobre o que é viver nessa cidade e nesse país pra além da fronteira do meu cep, parafraseando @finodurap_.


e foi na usp que eu entendi que todo mundo precisa continuar tendo acesso a isso, e investimento pra que a universidade pública funcione é essencial pra todos nós, até pra quem não tá efetivamente matriculado em algum curso.


E TÃO BONITA AS RECORDAÇÃO QUE FICA, NÉ??? diz aí @ngonfiantini???

Comentários


bottom of page