top of page

sobre ser prof

  • Foto do escritor: melody erlea
    melody erlea
  • 4 de mar. de 2020
  • 2 min de leitura

(fotos véias de quando eu dava aula pruma turma de paparazzi)

sou professora de uma turma selvagem de 8º ano. posso dizer agora, em outubro, que finalmente aprendemos a achar um ritmo e um estilo que nos serve.


ser professora é o tempo todo ter que se adaptar à infinitude de possibilidades que provém de um ser humano, que dirá quase 30. é constantemente reaprender a se relacionar em sociedade, de uma maneira micro e absurda. afinal de contas somos 30 pessoas confinadas num espaço todo dia por algumas horas com tarefas a cumprir. as reações e emoções que podem surgir desse pacote são imprevisíveis.


algo que tem dado certo (não tanto quanto eu gostaria mas o suficiente para nós nesse momento) é colocar uma música no começo da aula para que eles organizem a sala, as carteiras, o material e se sentem nos grupos certos. eles tem o tempo da música pra fazer isso, eu aproveito pra ir arrumando o meu material também.


tava conversando sobre isso na sala dos professores e uma das profs, fã de ramones, comentou que ramones não dá pra tocar porque as músicas são muito curtas - imagina 28 adolescentes conseguirem se organizar em menos de 2 minutos. minha seleção é vasta, de britney a echo & the bunnymen desde que tenham uns 4 minutos pelo menos.


respondi "pô, verdade, ramones e beatles são duas bandas que não rola. beatles até tem algumas músicas mais longas, mas aí elas são chatas"


foi ouvir as palavras saírem da minha própria boca que me arrependi e olhei ao redor em pânico.


não sei vocês mas aqui na minha bolha achar beatles uma banda ok (e ocasionalmente chata) é tão ruim quanto ter votado no bilubilu. me preparei pras réplicas raivosas dos beatlemaníacos que quase 60 anos depois do surgimento da banda persistem.


adicionei um "desculpa, gente, não pode falar essas coisas, né" - como quem tivesse ofendido um símbolo religioso.



tô até agora com medo de ir pra escola e sofrer bullying. mando notícias em breve.

Comments


bottom of page