mais um ano de repeteroupa, mais uma lista de compras anual!
- melody erlea
- 2 de jan. de 2023
- 3 min de leitura

há exatos 6 anos, numa segunda-feira dia 2 de janeiro, eu criei o repeteroupa. deslumbradíssima com minhas leituras sobre vida minimalista e revisão radical do consumo, embarquei numa jornada que transformou minha vida - não apenas como eu imaginei que ia ser, me ajudando a rever minha relação com roupa e com comprar, mas de uma maneira muito maior que eu jamais poderia ter previsto.
nesses seis anos tanta coisa aconteceu! o RR já passou por dois relacionamentos meus, por mudanças de emprego e endereço, e me abriu portas para dar palestras, organizar meu bazar de trocas, escrever pra outros veículos, ser entrevistada, participar de podcast... e conhecer TANTA gente maravilhosa! fiz amigas, formei parcerias, ganhei dinheiro, até um zine eu escrevi.
esse blog começou com um objetivo simples: um desafio de um ano sem consumir supérfluos e repetindo minhas roupas semanalmente. eu intercalava os posts de looks repetindo uma peça de roupa com posts e textos sobre sustentabilidade, minimalismo e coisas do universo feminino em geral, como auto-estima, envelhecer e, claro, moda. aos poucos comecei a escrever, também, sobre minhas referências de moda, tipo movimentos de contracultura, estéticas dos anos 80, punk, pop, e muita música. agora os assuntos variam de política a animação, passando por cinema, arte, literatura... o RR é basicamente meu gabinete de curiosidades, onde eu armazeno todos meus interesses!
e desde 2017 eu sigo a tradição do "consumo minimalista" - embora a cada ano esse conceito mude um pouquinho para mim. todo ano eu faço minha lista de compras essenciais e permitidas, e cada ano ela fica levemente diferente. pra quem tiver curiosidade, aqui estão as dos anos anteriores:
lista de compras de 2017 (a mais radical!)
lista de compras de 2018 (a mais ambiciosa kkk)
[2020 e 2021 foram anos caóticos de pandemia e quarentena e não tive saúde mental pra listas]
e, mantendo a tradição que revolucionou a maneira que eu compro e consumo, segue a lista de compras de 2023!
eu divido a lista em três seções: a de gastos essenciais, que são as coisas que eu preciso consumir, a de gastos planejados, que são coisas que eu quero, mas preciso me organizar financeiramente para conseguir, e a de gastos permitidos, que são os supérfluos que eu posso consumir ao longo do ano (não quer dizer que vou: tatuagem tá na lista, mas o plano é não fazer nenhuma esse ano, posso comprar um vinil por mês, mas o ideal é comprar com bem menos frequência, etc).
gastos esseciais:
- boletos mensais: aluguel, gás, luz, internet, streamings (spotify, amazon prime, starplus, postgrain)
- produtos de higiene e limpeza
- gastos com a matilda: ração, banho, vacina, antipulgas e vermífugos, consulta veterinária, petiscos, um ou outro brinquedo. esse ano: trocar a caminha dela.
- gastos com transporte e carro: bilhete único, gasolina, limpeza, revisão, ipva, seguro, eventuais estacionamentos e pedágios
- alimentação (inclui mercado, ifood, almoço na escola, comer fora etc)
- créditos para celular
- cosméticos: delineador, hidratante, protetor solar (só repor quando o anterior acabar)
gastos planejados do ano:
- trocar a tv
- comprar microondas
- comprar airfryer (talvez pedir de aniversário?)
- emoldurar e pendurar gravuras e ilustrações guardadas
gastos permitidos do ano:
- discos de vinil (limite de um por mês, a não ser situações específicas de preços muito baixos)
- trampos de amigos
- shows, exposições, viagens, experiências, bares, restaurantes
- tatuagens (limite de duas o ano todo)
- roupas: tentar me limitar ao que está na minha wishlist*
- livros para kindle: um ou outro, mas dar preferência aos livros que já tenho baixados (são centenas deles, dá pra eu segurar)
- substituir itens necessários que sejam danificados ou perdidos
*esse ano quero tentar comprar menos roupa (BEM menos) e investir em algumas marcas brasileiras que eu venho admirando de longe. enjoei está proibido por um ano, excluí minha conta e tudo. nos últimos tempos venho sentindo que algumas necessidades minhas de guarda-roupa não estão sendo contempladas pelo universo de segunda mão, e decidi que esse ano quero investir em alguns itens mais modernos, mas únicos, de marcas nacionais que tem um trabalho com produção slow e consciente.
tenho uma wishlist de 5 itens, e a ideia é tentar espalhar essas compras ao longo do ano - e não necessariamente comprar tudo esse ano. o legal dessas marcas sustentáveis é que elas seguem produzindo os mesmos itens, sem a necessidade de mudar a coleção inteira a cada 3 meses, então dá pra pensar em comprar sem muita afobação, sem medo de acabar, sem pressa.
wishlist: um kimono da eiko, um cardigan da nabi tricot, um maiô ou biquini da nidas, um cinto da rolling brand e um harness do lucas regal.
e, só pra encerrar com algumas memórias registradas aqui, momentos de 2022:
Commentaires