Groove is in the Heart! A história do Deee-lite
- melody erlea
- 10 de mar. de 2023
- 2 min de leitura
[publicado originalmente na fresh people]

Em 1986, uma aspirante a estilista norte-americana, um músico ucraniano e um DJ japonês se encontraram e em pouco tempo revolucionaram a cena noturna de Nova Iorque - e a música pop. Formado quase por um acaso, o Deee-lite oferecia uma mistureba louca de sonoridades do funk, hip hop, pop, house, dance music, 60s psychedelic e mais tudo que o trio considerasse interessante, diferente e dançante.
A epítome do encontro dessas três mentes criativas foi o single de estréia Groove Is in the Heart, do álbum World Clique de 1990, que traduzia perfeitamente o zeitgeist da vida noturna nova iorquina, além de contar com a participação de nomes pesadíssimos da música, como o rapper Q-Tip do A Tribe Called Quest e Bootsy Collins, baixista do Parliament Funkadelic.
Lady Miss Kier, vocalista da banda, completava o pacote com seu visual inspirado pelas silhuetas psicodélicas dos anos 60 e 70 e pela cena drag queen. A cantora se tornou um fashion icon, e as legiões de fãs que tentavam emular seu estilo receberam o apelido carinhoso de "wanna-dees".
Ser frontwoman de uma banda de sucesso não estava nos planos de Miss Kier - ela desenhava e produzia peças de roupas customizadas para DJs, artistas e frequentadores das pistas de dança - e foi assim que conheceu Dmitri Brill, músico que encomendou um terno metálico e botas de plataformas para uma apresentação. Juntos, compuseram 3 músicas em uma noite sob o efeito de LSD - entre elas, o futuro hit Groove Is in the Heart.
Foi pelos clubes e discotecas que os dois se aproximaram do DJ Towa Tei, essencial para a criação da sonoridade única do Deee-lite através de colagens de samples mais diversos possíveis. Towa Tei sampleou a canção Bring Down the Birds, do Herbie Hancock - apenas um de dezenas de samples que compõem o single - e transformou Groove Is in the Heart na canção que se tornou símbolo de uma era e de uma atmosfera criativa que influencia a música pop até hoje.
Kommentare