chocolate & inflação infantil
- melody erlea
- 23 de mai. de 2019
- 2 min de leitura
rant, livro do chuck palahniuk (autor de clube da luta) percorre a vida de rant, um anti-herói de um futuro distópico que saiu das fazendas do interior pra morar numa ny caótica, dividida em guetos e cheia das figuras urbanas mais absurdas e maravilhosas.
rant é um doido desde pirralho, e na infância descobre que antigamente famílias escondiam moedas de ouro em latões de tinta na garagem. o moleque sai pelas propriedades com roupa de escoteiro pedindo por latas velhas pra ganhar seu distintivo de reciclagem, e vai escavando as moedas e juntando. dinheiro bagarai. pra poder gastar sem ficar suspeito, ele divide o dinheiro com as crianças da escola, do bairro, da cidadezinha onde vivia: pede dentes de leite em troca, e diz pras criança tudo falar pros pais que o dinheiro veio da fada dos dentes.
uma mentira contada pelos pais agora sendo usada pelas crianças pra poder gastar uma pequena fortuna roubada, ó que maravilha? os pais sem querer admitir a própria mentira apenas assistindo tudo acontecer, ó que utopia infantil?
as crianças gastam toda a grana em doce. imagina uma cidade do interior, aquela lojinha de doce inocente, vendendo bala por moeda de ouro de 1897 que devia valer tipo milhares de dólares?
a inflação pega e os chocolate os chiclete tudo começam a ficar cada vez mais caros, e as crianças com cada vez mais moeda, trocando dentadura de vó por moeda, dente do irmão, dente do cachorro….. e os adultos, loucos pra conseguir um pedacim dessa riqueza toda, passam a ter atitudes, no mínimo, condenáveis: professores trocam nota boa por moedas de ouro, treinadores trocam as moedas por oportunidades de jogar nos times, babás recebendo pra deixar as crianças acordadas até tarde fazendo o que quiserem.
ó que caos uma mudança de hierarquia do poder econômico pode fazer?
essa foto do dia em que o racionamento de doces foi suspenso na inglaterra, em 1953, me lembrou DEMAIS essa história do palahniuk. olha o que o dono dessa loja não faturou nesse dia? e imagina você ser uma criança de até uns 13 anos e pela 1a vez na vida poder comprar doce bagarai?
Comentários